– Alimentos a serem evitados (3 dias antes da coleta): carnes (de qualquer tipo), legumes (tomate, cenoura, beterraba, nabo, rabanete, pepino, ervilhas, repolho e feijão), vegetais (alface, agrião, brócolis, couve e folhas verdes em geral), frutas (acerola, banana, laranja, limão e tomate), outros (gema de ovo e chocolates). Interromper a ingestão de qualquer bebida alcoólica. Interromper (3 dias antes da coleta de fezes) os seguintes medicamentos: aspirina, indometacina, fenilbutazona, reserpina, corticoides ou preparados que contenham ferro, vitamina C ou complexo B. OBSERVAÇÃO: antes de suspender qualquer medicação é aconselhável consultar o médico assistente.
– Coletar, após a dieta, uma amostra de fezes em frasco limpo e seco, com o cuidado de não a misturar com a urina, e entregar o mais rápido possível ao Laboratório.
– É indispensável que a coleta de fezes para a pesquisa de sangue oculto seja bem feita, para que os resultados obtidos, tanto positivos quanto negativos, tenham significância clínica.